Tuesday, November 26, 2013

Qual a Diferença Entre Unhas de Porcelana, Gel e Acrygel?


 Muitas mulheres desejam ter as unhas longas e forte, porém por diversas causas nem sempre isso é possível e as unhas se tornam quebradiças e não conseguem se manter no tamanho desejado, não é mesmo?! 


Os alongamentos de unhas são processos que vem já há um tempo conquistando as mulheres e são maneiras mais rápidas e práticas de se ter unhas sempre bonitas, necessitando apenas de manutenções periódicas. Surgiram alguns métodos de alongamento de unhas e com eles veio uma dúvida: qual a diferença entre eles?

Os mais conhecidos são os alongamentos com porcelana, gel (ou silicone) e acrigel.
 
 
 
A unha de porcelana é o estilo de alongamento aplicado há mais tempo no Brasil e umas das técnicas mais conhecidas entre o publico feminino. Essa técnica não prejudica o crescimento natural da unha, que continua a crescer por baixo da unha postiça que é feita de um pó acrílico. Essa é uma aplicação que deixa o aspecto mais natural e é a unha mais resistente entre os três tipos de alongamento.  A manutenção das unhas deve ser feita a cada 21 dias.

 
 
 
 
Os alongamentos com gel (ou silicone) proporcionam um efeito mais brilhoso no resultado final, pois é realizado com um material mais sensível e maleável que seca em contato com a luz UV. Tem durabilidade mediana e a manutenção das unhas deve ser feita entre 15 dias após a aplicação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Já as unhas de acrigel são compostas de uma mistura entre os dois alongamentos anteriores e tem durabilidade intermediária. A manutenção desse tipo de alongamento também deve ser feita a cada 15 dias.

Cuidados Básicos na Hora de Fazer as Unhas


Na hora de fazer as unhas, alguns cuidados são essenciais para que uma simples retirada de cutícula, alguns cuidados, principalmente relacionados à higiene são fundamentais para que não vire uma enorme dor de cabeça.

A dermatologista Kátia Lutfi, especialista em medicina estética, responde às principais questões sobre o tema.

 

1. Devemos retirar a cutícula?

Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado.

2. É necessário ficar sem esmalte nas unhas para que elas "respirem"? Se sim, por quanto tempo?

O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contêm produtos químicos que causam desgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade.

 

3. Quais as consequências do ato de roer as unhas?

Também conhecido como onicofagia, roer as unhas pode trazer sérias lesões podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma "porta aberta" para esses micro-organismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e do aparelho digestório.

 

4. Lixar enfraquece as unhas?

Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto isto não as tornam mais fracas.

 

5. Como ocorrem as contaminações?

A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta deste perigo, recomendo o uso de um kit manicure pessoal.